Você precisa sair do Egito

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

INTRODUÇÃO

O próprio Deus, em Êxodo 20.1, refere-se ao Egito como a “terra da escravidão”: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Fomos tirados da “escravidão” mediante a nossa rendição a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Por outro lado, assim como o Faraó tentou dificultar de todo modo a saída de Israel do Egito, sabemos que Satanás tem estratagemas para tentar nos impedir de viver os planos que Deus tem para nós.

Vejamos as quatro propostas que o Faraó fez a Moisés. Cada uma delas nos ajuda a reconhecer uma estratégia do Diabo para tentar impedir os filhos de Deus de alcançarem a plenitude de Sua vontade.

 1ª Proposta do Faraó

Êxodo 8.25 – “Então o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do país (do Egito)”. 

Deus havia incumbido Moisés de requerer junto ao rei do Egito o direito de sair do país, pelo deserto, caminho de três dias, com a finalidade de prestar culto e sacrifícios a Deus. O Faraó fez uma proposta: “obedecer” a Deus, sem sair do Egito, continuando a ser escravo!

O Senhor nos chama para uma vida nova, para nascer de novo (IICo 5.17). Ele nos quer libertos de toda escravidão: do pecado, da condenação, do maligno, do mundo. A mentira do Diabo é que você pode servir a Deus continuando a viver do mesmo jeito, sendo escravo dele. 

2ª Proposta do Faraó

Êxodo 8.28 – “Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor, o seu Deus, no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também”.

É até interessante que o rei do Egito tenha pedido oração a Moisés. Ele não cria no Deus de Israel e seu pedido de oração era somente uma estratégia para tentar iludir Moisés. Bem que a Bíblia nos alerta para a astúcia do Diabo que tenta nos convencer a “não irmos muito longe”.

A proposta foi de que Moisés saísse, mas ficasse bem pertinho da terra da escravidão. O inimigo quer controlar nossas vidas e nos impedir de nos envolvermos plenamente nos Planos que Deus tem para nossas vidas. 

Jesus anunciou em João 10.10 que o Diabo tem estas intenções: matar, roubar e destruir. E que Ele, Jesus, tem o desejo de nos dar vida em abundância. Queira desfrutar desta vida em Jesus ao máximo. No rio de vida, que o seu desejo seja o de mergulhar de cabeça!

3ª Proposta do Faraó

Êxodo 10.8 – “Vão e prestem culto ao Senhor, o seu Deus. Mas… (v. 11) Só os homens podem ir prestar culto ao Senhor”. 

Esta proposta foi dada quando o Egito estava sob a 8ª. praga, dos gafanhotos. O Faraó propôs que somente os homens fossem, sem suas respectivas famílias. A estratégia dele visava manter os israelitas sob sua escravidão, garantindo seu domínio sobre as famílias.

Deus tem planos para nós e estes planos envolvem nossas famílias. O Diabo detesta que as famílias sejam felizes e ajustadas em Deus. E cabe a você não abrir mão de viver junto com sua família o plano que Deus tem para você.

4ª Proposta do Faraó

Êxodo 10.24 – “Então o Faraó mandou chamar Moisés e disse: Vão e prestem culto ao Senhor. Deixem somente as ovelhas, os bois; as mulheres e crianças podem ir”. 

Um absurdo pensar que se Moisés tivesse aceito a proposta do Faraó, todas as famílias de Israel sairiam para o deserto sem nada, paupérrimos. Israel vinha sendo escravizado há quase quatro séculos no Egito e o Faraó ainda tencionava reter o pouco que eles tinham. Pois o plano do Diabo para nós é bem este, que mendiguemos o pão.

Porém, o propósito de Deus para Israel era bem outro. Conforme a orientação que deus deu a Moisés, Ex 12.35-36, conta que os Israelitas saíram do Egito indenizados pelos anos de escravidão: com ouro, prata, jóias, roupas… seus familiares e rebanhos. eus não nos quer “comendo o pão que o Diabo amassou”. Ele nos quer comendo do melhor fruto desta terra! (cf. Isaías 1.19). 

CONCLUSÃO

Em João 8.36 Jesus disse: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Jesus veio com este propósito, de nos libertar da escravidão. Não negocie com o Diabo! Aceite o Plano de Deus para sua vida. Sirva a Deus junto com sua família e desfrute de todas as bênçãos que Ele tem para você.

Êxodo 8.25 – “Então o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do Egito”. 

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?