Expressões Primárias da Graça-(Parte 2 final)

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Série Revendo meus Fundamentos – Tema: Expressões Primárias da Graça-(Parte 2 final)

 

Quebra gelo:Como no exemplo da eletricidade, que falamos semana passada, podemos nos perguntar: Em que áreas da minha vida, tenho REALMENTE usufruído (usado) desse benefício Divino (graça) para facilitar e melhorar minha vida?

INTRODUÇÃO Como vimos semana passadaa graça é multidimensional, pois não é apenas para salvação e perdão.

Graça vai fazer coisas diferentes dependendo das áreas que nos inclinamos PARA QUE A GRAÇA FLUA dos céus para nós, ou seja, uma INFLUENCIA DIVINA para diversas necessidades. Há Cinco expressões primárias da Graça, semana passada, falamos da GRAÇA SALVADORA E GRAÇA SANTIFICADORA, nesta semana veremosas outras três expressões basicas. Há provisão dos céus para vivermos abundantemente, essa provisão se chama graça.

1Graça Fortalecedora Rm 5.17: A vida vai tentar nublar nossos dias ensolarados, mas a graça pode nos fortalecer nessas situações da vida (pressões, lutas, etc). A graça não é só para esquecer o passado, mas Deus quer nos influenciar a viver fortalecidos por Ele.O texto diz “Aqueles que RECEBERAM A ABUNDANCIA E DOM DA JUSTIÇA”- nem todos receberam, mas os que receberão VÃO REINAR EM VIDA. REINARAM EM VIDA POR JESUS CRISTO, NÃO É NO CÉU, MAS EM VIDA.Precisamos reinar sobre muitas coisas, lutas, pressões, dificuldades, adversários, desafios, então, precisamos receber não um pouco, mas muito, em abundancia da graça e o do dom da justiça, assim vamos reinar em vida, essaé a graça fortalecedora.A GRAÇA Fortalecedora vai nos guardar de sermos derrotados pelas circunstancias da vida; A Graça fortalecedora, não é pra tolerar a vida, pois, a graça não é vida miserável, mas reinar em vida, quer dizer que existe um poder no nosso interior vindo de Deus, que independente do que venha de fora, a graça através da fé nos levará a superar. Jesus disse: “minha graça te basta”, você passará por dificuldades, mas haverá um “empoderamento” de Deus através da graça para vencer.Essa expressão da graça, evita que sejamos derrotados nas lutas e circunstancias.

2 Graça Compartilhadora – esta é a influencia de Deus em nossa vida, basicamente para nos ajudar anos tornar prósperos, ter suficiência na vida.

Bíblia amplificada – 2 Co 9.8 Deus é poderoso para fazer toda a graça (toda sua influencia, todo seu poder) (todo favor na vida terrena), vir a você em abundancia para que possam sempre e sob todas as circunstancias qualquer que seja a necessidade ser autossuficientes, (possuindo o suficiente), para não precisar de ajuda ou suporte e firmados na abundancia para toda boa obra (donativos de caridade).

Essa capacidade de compartilhar é baseada na graça, a graça de Deus não atua apenas nas coisas espirituais, a graça de Deus influencia até mesmo nas questões naturais da vida. Deus se importa com cada área da nossa vida, Deus se importa com nosso dinheiro. E vemos dois aspectos aqui:

1 para ter suprimento suficiente para si; 2 para ter o suficiente para podermos ser generosos para com os outros.

Sobre a graça compartilhadora, Paulo diz que Deus pode nos fazer abundar em graça.Esse texto fala sobre dar ofertas; os coríntios ofertaram para ajudar aos santos em Israel. Não apenas estendendograça a nós, mas tambémcapacitando a ter para sermosgraciosos com os irmãos e com a obra. Deus pode Abundar em Graça para enviarmos ofertas de alívio, como os Coríntios fizeram. Essa expressão da Graça evita que tenhamos egoísmo e falta.

3 Graça Servidora:1Pd 4.10 – É a influencia de Deus em nosso coração, pela qual Ele deposita talentos, dons e habilidades que podemos usar para servir a outros. Diferente das demais expressões, a graça servidora é inteiramente para benefício de outros; no original, “GRAÇA” No grego charis – carisma, carismático, há duas palavras gregas diretamente ligadas a charis e estas são dom e alegria.

Pedro esta falando a múltiplas igrejas e congregações, onde cada pessoa recebeu um dom. Todo cristão tem um deposito espiritual de Deus, uma habilidade, uma capacidade, a partir da qual serviremos outros, cada um recebeu o dom para servirmos uns aos outros, como bons despenseiros da multiforme (diversificada) graça de Deus.

A graça salvadora tua e minha é a mesma, mas quando se trata de graça servidora, não temos os mesmos dons, mas vem da mesma pessoa, e nossos dons são para glorificar essa mesma pessoa que nos deu, e para servir um proposito Dele em nossas vidas. Sendo dom natural ou espiritual foi Deus que deu. Quando servimos na igreja não estamos apenas desempenhando uma função, na verdade recebemos um Dom, então quando estamos servindo na igreja, estamos ministrando nossos dons uns aos outros, e fazemos isso, como bons despenseiros da diversificada graça de Deus. Sobre graça Servidora Pedro diz:na medida em que cada um recebeu o dom, ministrem uns aos outros. Essa expressão da graça nos afasta da improdutividade.

CONCLUSÃO: Deus é um Deus gracioso, Ele é um Deus bom, que nos ama, e na sua graça Deus tornou disponível para nós, coisas espirituais e até mesmo naturais que nunca trabalhamos por elas e nem merecemos ter. Foram dadas a nós para recebemos e aceitamos, e então servir através desses presentes. Você precisa dessa ajuda diariamente para ter uma vida abundante? Deus já proveu através da sua graça tudo pra nós termos uma vida extraordinária, comece hoje mesmo a usufruir da capacitação Divina em todos os aspectos de sua vida. Pra Jucileni Machado – 14/08/17

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?