Atitudes para Ativar o Corpo

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quebra Gelo: O que é um corpo ativo? E quais as consequências de um corpo sedentário?

Introdução:

O desejo do Senhor é que todo corpo funcione. Ele não quer apenas alguns membros ativos, mas ele quer todos os membros do corpo atuando cada um na função em que foi colocado pelo Espírito Santo.

Todavia, essa ativação não pode ser algo passivo. Temos que ter uma atitude que nos leve a alcançar o objetivo desejado. Muitas pessoas têm o seguinte pensamento: “Se Deus tiver que fazer algo Ele o fará”. Mas esse pensamento não é de todo correto. Porque de fato os propósitos de Deus não podem ser frustrados, mas podem ser retardados se não formos rápidos para responder ao Senhor.

Portanto, como podemos de maneira prática manter o corpo ativado?

Em primeiro lugar…

I – PRECISAMOS NOS REUNIR (Heb.10:25).

     1.1. De nada adianta falarmos de edificação se somos individualistas e isolados. A reunião é extremamente importante para a edificação do corpo. Quando estamos em Cristo, sentimos necessidade dos outros membros do corpo. Quando nascemos de novo, desenvolvemos um profundo sentimento de que necessitamos dos outros e que não podemos viver isolados dos demais irmãos.  O amor sempre resulta em comunhão.

    1.2. Algumas vezes, questiono se algumas pessoas realmente nasceram de novo. Elas vivem como se tivessem simplesmente mudado de religião.

    1.3. Precisamos perceber que nascemos de novo e recebemos a pessoa de Cristo dentro de nós. Agora, o Cristo que habita em nós simplesmente é atraído por outros que possuem o mesmo Cristo, o mesmo tipo de vida. É algo inteiramente espontâneo. Podemos ter muitas dificuldades no dia a dia, falta de tempo e horários difíceis, mas sempre haverá no coração dos nascidos de Deus um anseio pela comunhão, pela reunião dos santos. O corpo não pode estar ativado se tiver um membro para cada lado. Cada parte do corpo precisa estar conectada. É quando nos reunimos que o Espírito começa a se manifestar no corpo. 1Co. 14:26 – O Fluir da vida do Corpo está nas reuniões das células e em nossos cultos de celebração.

 Aquele irmão que deixa seguidamente de congregar e de participar dos cultos da igreja e da reunião da célula está perdendo algo em sua vida espiritual. Deixar de reunir-se é uma atitude arrogante.

  • Nós sabemos que Deus resiste ao soberbo. A pessoa que age assim tem a tendência de começar a se sentir seca e insensível, pois o Senhor resiste ao arrogante e, com o tempo, ela pode vir até mesmo a se afastar completamente da fé, pois o membro desconectado entra num processo de morte. É isso que ocorre com um dedo fora do corpo.
  • Creia, algo sobrenatural acontece quando um grupo de irmãos se reúne para adorar a Deus e receber a Palavra.As reuniões da Igreja são a maneira mais prática de ativar o Corpo de Cristo!

Em segundo lugar…

II –  PRECISAMOS CRESCER NO SENHOR:

2.1. Textos como 1 Pedro 2.2, Efésios 2.21 e 4.15 mostram claramente que a edificação da igreja só é possível pelo crescimento dos membros.

2.2. Somente um corpo crescido pode expressar apropriadamente o Senhor. Precisamos tratar com o nosso pecado, nosso mundanismo e com o nosso ego. Para crescer, precisamos nos encher da vida de Cristo, pois, quando somos cheios do Senhor e ministramos ao Senhor, a vida abundante de Cristo se manifesta. Tudo de que precisamos para crescer é de vida fluindo. Crescer até a maturidade é uma exigência básica para todos os santos para que haja edificação da igreja.

2.3. O segundo sinal de que um corpo está ativado, é que todos os membros estão crescendo. Não apenas alguns. Mas todos.

2.4. Quando uma criança está em processo de crescimento, se for uma criança saudável, todos os membros do seu corpo estarão no mesmo processo de crescimento.

2.5. Claro que nem todos os membros vão estar no mesmo nível de crescimento. Alguns crescem mais do que outros. Mas o normal é que todos estejam crescendo. Se uma parte da igreja se recusar a crescer a obra fica paralisada.

2.6. O alvo de Deus é que todos nós cheguemos a estatura de varão perfeito. Isso fala de maturidade. Ef. 4:13

  • Esse crescimento espiritual deveria ser natural para todo cristão, porém nãoé o que ocorre com alguns irmãos. Por quê? Porque muitos cristãos simplesmente não querem crescer.
  • Se você é adulto, responda com sinceridade: já sentiu saudades do tempo em que não tinha grandes responsabilidades? É provável que sim.
  • As responsabilidades e os desafios nos fazem sair da tão conhecida “zona de conforto” e isso deixa algumas pessoas inseguras, porém aquele que crê no Senhor possui um espírito de ousadia e não covardia!
  • O Senhor nos fez IGREJA, nós somos o corpo de Cristo na terra, porém ainda existem irmãos que não compreenderam isso e continuam exercendo apenas a atividade de IR À IGREJA. Estes permanecem desativados e por isso não crescem.
  • Hoje o Senhor está nos chamando para crescer. Não tem como crescer fora do corpo, e não tem como está no corpo e ficar estagnado, quem está no corpo cresce!

Conclusão: Nós estamos às portas de uma grande revolução. Deus está levantando a sua igreja como um grande exército para efetuar fazer a colheita de almas. Cada membro ativado representa um talento multiplicado que fará a diferença nesse mundo caído e dominado pelas trevas. Se você deseja iniciar fazendo essa diferença em sua casa, seu trabalho e no meio em que esta, coloque sua mão no coração e fale com o Senhor. (Extraído da Igreja Videira Curitiba)

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?