Andando pelo caminho da santidade

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

INTRODUÇÃO

Na Bíblia, o termo santificar significa: “ser consagrado”, “santo”, “separado”. A santificação é a ação do Espírito Santo na vida do crente, separando-o e purificando-o para adorar e servir ao Senhor. Por meio da santificação, o Espírito Santo aplica à vida do crente a justiça e a santidade de Cristo, com vistas ao seu aperfeiçoamento. A Bíblia ensina que o homem que serve a Deus deve viver uma vida de santidade. “Santo” vem do grego “Hágios” e do hebraico “Kadosh”, significa nas duas línguas originais “separado, puro, sagrado”.

Santo é aquele que foi separado por Deus e para Deus; por isso mesmo o sentido moral e ético da palavra não pode ser esquecido. Ser santo significa ser separado ou consagrado para uso exclusivo de Deus.

Entretanto, o que é santidade na prática? O que ela produz na vida da pessoa que busca todos os dias viver uma vida de total consagração a Deus? A santificação produz…

*Mudança de conduta; *Transformação do caráter; *O exercício de hábitos espirituais; *Aperfeiçoamento contínuo em todas as áreas de nossas vidas; *Abandono do pecado; *Crescimento espiritual.

Deus não quer que você viva como antes. Você foi chamado e salvo do jeito que estava, sem qualquer exigência prévia, mas Deus não quer que você continue a viver como antes. Você é uma nova criatura, em Cristo Jesus, e deve viver a altura desta nova posição que ocupa no mundo espiritual. Vamos ver algumas atitudes que devemos tomar para que venhamos a andar na direção de uma vida mais pura.Para andar pelo caminho da santidade:

 1 – Decida não ser DOMINADO pelo pecado.

Romanos 6.12-13 – Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça”.

Aqui se trata de uma decisão, de um ato consciente e voluntário da pessoa que está sendo dominada pelo pecado. Paulo aqui faz um apelo… Não permita que o pecado continue dominando a vida de vocês. Paulo dizia isso porque sabia que quando o pecado está no controle, quando ele reina sobre a vida de alguém, essa pessoa não têm escolha, exceto ceder aos desejos pecaminosos porque ela se tornou escrava do pecado.

O pecado é um falsário. Ele promete aquilo que não pode dar. O pecado faz propaganda enganosa. Promete prazer e paga com desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte. Acredite que Deus o chamou para viver uma vida de santidade que produz liberdade e não uma vida de impureza que gera escravidão.

Se o pecado tem dominado sua vida, chegou o tempo de você romper com ele através de um profundo arrependimento. Arrependimento não é quando você chora, é quando você muda. Um coração arrependido é prontamente atendido pelo Senhor. (Provérbios 28.13) e (1ª João 1.9)

 

2 – Faça MORRER o seu VELHO HOMEM. 

Colossenses 3.5-9 – Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”.

A sua vida é marcada pela velha natureza ou pela nova natureza? Como é difícil fazer morrer o velho homem! Quantas e quantas vezes ressuscitamos nossa antiga natureza e reagimos e vivemos como se não fôssemos novas criaturas? Será que realmente prestamos atenção na orientação bíblica? Precisamos deixar:

*A imoralidade sexual;*A impureza; as paixões;*Os desejos maus;*A ganância; *a ira;*A indignação;*A maldade;*A maledicência;*A linguagem indecente ao falar;*A mentira.

Se quisermos viver uma vida de santidade, é preciso sepultar, de uma vez por todas a velha natureza, o velho homem. Se quisermos atingir o ALVO, aqui está o preparo, a dedicação, o trabalho árduo: Fazer morrer o velho homem em nossa vida.

 

3 – Resgate sua verdadeira IDENTIDADE.

2 Coríntios 5.17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.


O pecado faz com que eu perca a minha identidade. Quem é você? Uma nova criatura em Cristo Jesus. Agarre-se a este texto! Medite, compreenda e tome posse desta verdade.

  • Quando alguém te propor algo pecaminoso, sujo, diabólico, lembre-se eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus.
  • Quando alguém te propor drogas, boates, cerveja, vinho, noitadas, festinhas, lembre-se eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus.
  • Quando o acusador chegar para tentar você nas áreas de fragilidade de sua vida, lembre-se eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus.

Entenda que ao nascer de novo, a velha natureza morre. Ao receber Jesus você recebeu uma natureza nova. Por isso não olhe como o diabo te vê, olhe como Deus te vê – uma Nova Criatura, nascido de novo, nascido para reinar com Cristo, para viver eternamente. Nascido para viver uma vida de santidade. Paulo assumiu sua identidade em Cristo ao afirmar: (Gálatas 2.20)

4 – Anseie por uma vida ESPIRITUAL mais MADURA.

1 Pedro 2.2 – “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,”

 

Todos que nascem precisam crescer! Para crescer espiritualmente precisamos do puro leite espiritual. Deus quer que você cresça em maturidade e santidade. Sua formação espiritual depende de você. Você deve desejar ardentemente este crescimento. Não podemos ficar tomando leite toda vida. Paulo disse:(1ª Coríntios 3.1-3)

Veja: A igreja deixou de receber coisas espirituais porque era imatura, os membros não estavam em condições, eram carnais e não espirituais. Havia carnalidade na igreja. A carnalidade impede o agir de Deus na vida da igreja e em nossa vida. Deus deseja uma igreja santa, espiritual, saudável… Uma igreja capaz de experimentar o poder Dele.

 

CONCLUSÃO

Quero concluir dizendo, para você que já foi salvo por Jesus: a santificação é a sua resposta em obedecer e viver em conformidade com essa nova posição que você conquistou, ou seja, a sua nova vida em Cristo Jesus. Como você tem vivido sua vida cristã? Nesta noite, Jesus quer ajudá-lo a sepultar de uma vez por todas o velho homem que está vivo em você.  Ele quer fazer você experimentar os milagres de uma vida de santidade.

1 Pedro 1.15-16 – “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

1 Tessalonicenses 4. 3 parte A  – “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados”.

1 Tessalonicenses 4. 7 – “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”.

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?