A FÉ EA GRAÇA ANDAM JUNTAS

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quebra Gelo: Dos presentes que recebeu até hoje, qual foi o que mais valorizou? E por quê?

(Com certeza tivemos que nos mover de alguma forma para usufruir, do que ganhamos, o mínimo foi estender as mãos para pegar.)

Introdução:Como já estudamos anteriormente,a graça é gratuitamente nos dada, porém não é automaticamente experimentada, ou seja, a graça é de graça, mas nem ela, funciona sem fé!    

 

1- FÉ é o que nós podemos fazer“mediante a fé”. (Líder: Dê Ênfase nesse ponto da ministração).

A Fé é a condição para conhecer a Deus, pois “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”(Hebreus 11.6). Crer é a atitude esperada pelo Senhor para nos abençoar (João 11.40).

Tanto a salvação como as bênçãos são alcançadas “mediante a fé”, sendo esta a única condicional imposta por Deus para nos abençoar. A fé precisa ser expressa verbalmente, “se disserdes… e não duvidares no coração” (Marcos 11.23) em concordância com o coração (Romanos 10.9). A fé também precisa ser praticada dando legalidade espiritual para que se realize (Tiago 1.22). Além disso, a verdadeira fé não é visível (II Coríntios 5.7). Jesus é o “Autor e Consumador da fé” (Hebreus 12.2), abrindo o caminho para que andemos na luz da Palavra de Deus que gera a fé (Romanos 10.17).

A fé é o que podemos fazer porque Deus já fez tudo por nós através do sacrifício de Jesus na cruz e então nossa parte é acreditar, buscar o crescimento na fé. Expressar aquilo que cremos e praticar o que aprendemos. A fé é como uma pequena chave que abre sem muito esforço uma grande porta.

A Fé é a chave para a Vitória!

 

2- GRAÇA é o que só Deus pode fazer“pela graça… é dom de Deus”

O sacrifício de Jesus na cruz foi pleno e completo. Ali na cruz Jesus morreu por nós apagando todos os nossos pecados e conquistando tudo que precisamos para ser felizes para sempre (Tito 3.7). Este amor incondicional de Deus é o que chamamos de Graça (João 1.16).

Como descrever a Graça de Deus? Em primeiro lugar, a graça é gratuita (Romanos 3.24). Estende-se a todos os seres humanos indistintamente (Tito 2.11). A graça se manifesta de formas diferentes dependendo da pessoa ou situação (I Pedro 4.10). A graça de Deus é suficiente para tudo que precisamos (II Coríntios 12.9). Em cada luta ou desafio que enfrentamos a graça se torna cada vez mais forte e maior de forma “superabundante” (II Coríntios 9.8 e 14).

Muitas pessoas vivem uma vida sem graça porque não conhecem o mistério da Graça de Deus, que nos ama de forma nova a cada dia (Lamentações 3.21). Quando conhecemos o amor de Deus sabemos que “a tua Graça é melhor que a vida” (Salmos 63.3)  e então somos libertos de todo mal porque “o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”(Romanos 6.14). Tudo muda em nossa vida quando passamos a olhar sob a dimensão da Graça Divina. Esta grande obra da Graça somente Deus pode fazer por nós, que pelas obras jamais alcançaríamos.

3- Para acessar a Graça precisamos vencer a INCREDULIDADE–Um dos maiores impedimentos do agir de Deus é a incredulidade, pois, a bíblia declara que tudo é possível ao que crê e Deus não pode agir na incredulidade, pois, esta põe em duvida a manifestação do seu poder. Logo não alcançamos a graça sem fé. Ef 2.8,9.Comentando essa passagem, o grande estudioso do Novo Testamento A. T. Robertson observa: “A ‘graça’ é a parte de Deus, a ‘fé’ é a nossa.

 

CONCLUSÃO:

A Fé se direciona a Deus e a Graça vem diretamente de Deus para nós. Quando conhecemos o amor de Deus então só temos uma resposta a dar que é crer. Tudo que Deus fez por nós tanto na criação como na salvação foi de graça e a única coisa que espera de seus filhos é que acreditem. Não existe força mais poderosa na terra do que a fé. E não existe força mais poderosa nos céus do que a Graça.

Quando agimos pela Fé, Deus derrama a sua Graça!E esse é o ano que Deus deseja que mergulhemos na graça abundante!!!12/09/2017

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?