Chamados para que? Para ser Igreja

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ministração Semanal das Células – 26/03 a 31/03  Ano de Crer no Sobrenatural

Dica da Semana: A liderança de uma célula é muito mais uma aventura liderada pelo Espírito Santo do que uma técnica de estudos bíblicos (Ralph Neighbour).

Quebra-gelo (sugestão): Oque é igreja pra você? E se fossemos responder só baseados na bíblia, oque ela diz que é igreja?

**Série: Essa é a primeira ministração de uma série, onde conversaremos sobre chamado. O primeiro assunto abordado será :Oque é ser igreja, nas próximas vamos esclarecer oque é chamado, propósito eterno de Deus, o alvo e também falar sobre oque não fomos chamados para fazer.

Tema: Chamados para que? Para ser Igreja  Mateus 16.13-18 e Efésios 2.13-22

 

Introdução– A Igreja somos nós. Não é um prédio, nem o pastor, líderes, música ou tradição, são coisas boas, mas mesmo que tirem elas a igreja continua existindo. Igreja não é um culto! A Igreja somos nós, é você, sou eu, com proposito de amar a Deus e amar os outros. A igreja é você com uma missão, de ligar outros a Cristo, e juntos crescer em total devoção a Ele, a igreja é você com o plano de estar ligado a Deus servindo, liderando, usando seus dons, paixões e transmitindo sua fé aqueles que não conhecem a Cristo. Quando eu e você vivemos dessa forma, todas as coisas que costumamos fazer no prédio da igreja tornam-se coisas que fazemos como igreja. Deus deseja isso, o mundo precisa disso e nós somos chamados para ser isso. A igreja é você.

*Jesus fala da igreja com Pedro e fala do conceito pelo qual ela seria edificada, de que Jesus é o Cristo, revelado por Deus a Pedro. E essa igreja descrita por Jesus é uma igreja cheia de poder que saca o inferno para povoar o céu.

*Paulo diz que o plano de Deus é Edificar uma igreja.  Igreja é Um povo vivendo num só corpo, vivendo para Deus  (Ef. 2 16). Nesse texto de Efésios vemos Paulo ensinando oque é igreja em três citações: Família, Corpo e Templo, como na trindade, “três”, uma família para o Pai, Um corpo para o filho (Jesus) que é o cabeça da igreja, e um templo para habitação do Espírito Santo, que executa a obra em nós.

*Em todas as colocações de Paulo a UNIDADE é a referencia; como na trindade, como na oração de Jesus no jardim, onde vemos que quando esse povo (igreja) for “um” o mundo verá a glória de Deus. Jo 17.2

 

1.Igreja é uma família, uma família para o Pai (verso 19) Igreja é a família de Deus. Igreja é cuidado e amor, igreja é se amar, é estar juntos, não só unidos, mas em unidade. Igreja é ser um. Unidade é como o purê de batatas e não um saco de batatas (ex. Pr. Abe Huber). É misturar vida, é andar junto. Igreja são pessoas que se amam, andam juntas e ajudam-se mutualmente. Igreja é cuidado e amor. Família são os irmãos, se amando e ajudando-se, fomos adotados pelo mesmo pai, igreja é quem esta do seu lado, (Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo). Oque mais alegra o coração de um pai é ver os irmãos declarando o amor um pelo outro e andando juntos. Somos chamados para fazer parte de uma grande família, a família da fé. 

 

  1. Igreja é um corpo, um corpo para o filho (Verso 20) “edificados, construídos”- Paulo faz a segunda metáfora dizendo que igreja é um edifício, Um corpo Santo do Senhor para o Espírito Santo. Não de pedras, mas de pedras vivas, quando estamos juntos é como se formássemos um templo, uma morada de Deus dedicada ao Senhor.

*Um corpo fala de movimentação e ação (1Co 12) é um ajuntamento de pessoas diferentes, igreja não é ser todo mundo igual, é ser diferente e conseguir estar juntos e caminhar juntos, para essa igreja as portas do inferno não prevalecem, contra esse grupo de pessoas diferentes com o mesmo coração, mesmo comprometimento e mesmo pensamento. Todas as partes diferentes, caminhando junto! Não adianta um se desenvolver e o outro não. Um super ajuntamento que cresce junto, fazemos juntos, juntos os dons atuam e caminhamos no mesmo propósito. Não deixando ninguém pra traz, mas se possível trazendo todos para crescer e avançar. Compartilhar tudo que temos aprendido e recebido de Deus (oque aprendi num livro, pregação, curso, nas experiências…) porque queremos crescer juntos. Todo corpo se manifesta através da mesma cabeça, se todos estão recebendo as ordens da mesma cabeça, se movimentaremos juntos. Algo importante no corpo é saber: Não é “oque” faço, mas o “porque” faço. Tudo tem que ser para glória de Deus. Faremos coisas diferentes, mas com o mesmo “porque”. Uma cabeça da ordem e todos nós precisamos estar conectados ao corpo ouvindo o cabeça, e se movimentando na mesma direção o “o que” é diferente, porque temos funções e dons diferentes dentro do corpo! Mas o “porque” é igual. Porque esta orando tanto? Porque esta lendo tanto a bíblia? Porque quer cantar? Porque você quer pregar? Porque quer ajudar tanta gente? Porque você quer pregar? Porque quer ser líder de célula? Todos os “Porquês” precisam ser: “pra glória de Deus”. Quer comais , quer bebais, seja tudo par a glória de Deus… 1 Co 10.31.  Assim somos um corpo, mesma cabeça, mesmo DNA.

 

3 Igreja é um templo para o Espírito Santo. A última metáfora usada por Paulo é o templo sobre manifestação do Espírito Santo, uma presença de Deus tremenda, diz que em unidade, seriamos morada de Deus no espírito. Deus habitando em nós. Juntos formamos, um templo, que Deus vem e habita num mover, onde a atmosfera do céu é manifestada através da igreja em unidade. “morada de Deus no Espírito”. Se formos “um”, Ele vai se manifestar no meio de nós. “Se dois ou três de vós estiverdes reunidos em meu nome (no mesmo PROPOSITO que é glorificar a Deus), eu estarei no meio deles”. Ele vai se manifestar quando a igreja estiver em unidade. O problema é cada um com propósito diferente! Não são tijolos, são pedras vivas unidas. Como que se faz um templo? Acham-se as pedras (é o evangelismo), as pedras vêm todas grosseiras e pontiagudas, mas essas pedras vão sendo talhadas (é o discipulado/ ensinando os a obedecer – não é pregação, mas sendo referencia), e vão ficando parecidas com a pedra angular (que é Jesus). Coloca-se a pedra de esquina e todas as outras seguem a mesma direção. O discipulado é isso, ferro afiando ferro, é pedra, batendo em pedra. Depois encaixa essas pedras (ou seja: encontrar onde vai servir ser um voluntario na casa de Deus, ver qual seu papel, oque fará com seu dom talento para que contribua no chamado). Todas as pedras são importantes. A pedra angular é a mais importante, as demais são todas iguais, mas necessárias, não pode ter “buraco”.

 

Conclusão: Igreja não é pregação, púlpito, tijolo é amar um ao outro.  Se somos de Deus, manifestaremos o amor de Deus, amaremos uns aos outros. As três metáforas mencionadas por Paulo, falam de uma palavra central pros três exemplos do que é igreja e essa palavra é: UNIDADE (Jo 17.2) A maior estratégia de evangelismo é essa a unidade, para o mundo saber quem somos devemos ser um, amar-se de tal maneira, que as pessoas vão querer vir pra igreja. Essa é nossa busca, nosso desafio! Como seremos igreja? Nas células, nas casas.

Um corpo é todo mundo contribuir, então num culto não há quase oportunidade de manifestar nossa função. A pergunta não é quantas árvores tem no pomar, mas quantas árvores estão frutificando! Então seremos igreja no nosso dia dia, por isso temos culto só no Domingo, porque durante a semana seremos igreja nas casas, no trabalho, nas visitações, no serviço. Nas casas, se reunimos, sentamos no sofá um do outro, todos falam, comem juntos, todos ajudam a pagar, e é nas casas que mudamos nossa mentalidade, sendo igreja, manifestando o amor, sendo relevante. Somos igreja nas casas, no Domingo a igreja se reúne para cultuar a Deus. É vida, na vida. Vamos chorar juntos, vamos rir juntos, se alegrar juntos, vamos gastar dinheiro juntos, vamos brigar, discutir às vezes, mas vamos nos perdoar e prosseguir se amando e sendo igreja. Eu e você somos a igreja, uma família para Deus, um corpo para o filho, um templo para o Espírito Santo. Esse é o nosso desafio!

Abrir chat
1
Precisando de Ajuda ?
Olá
Precisando de Ajuda?